terça-feira, 8 de abril de 2008

Rugby há quase 200 anos

Era uma vez um jovem de 16 anos chamado William Webb Ellis, que estudava na Rugby School, uma escola de Warwickshire (Inglaterra). Um dia, do ano de 1823, durante uma partida de futebol, cansado de chutar uma velha bola de couro e com grande desrespeito pelas regras do futebol, William pegou na bola com as mãos e correu para diante. Este seu gesto irreverente provocou a ira dos seus colegas que tentaram pará-lo agarrando-o de qualquer maneira. Assim, inconscientemente, este jovem britânico terá sido o precursor deste jogo que haveria de conquistar o Mundo. Esta é a história que muitos acreditam ter dado origem à modalidade e a dar-lhe credibilidade está o facto do comité internacional ter atribuído o nome de William Webb Ellis, para muitos o pai do Rugby, à taça que consagra o vencedor do Campeonato do Mundo.
O gesto de assaltar a área adversária, constituiu desde os primórdios o objectivo do futuro jogo de Rugby, que apesar das inúmeras modificações e evoluções sofridas ao longo dos tempos, nunca abandonou esse espírito de conquista das linhas adversárias, consagrado com o ensaio, momento máximo de uma partida de Rugby, que consiste em colocar a bola, com as mãos, na área de defesa contrária.
Em 7 de Setembro de 1846, escreveram-se as primeiras 32 leis que regulamentavam o jogo, diferenciando-o progressivamente do futebol. Em 1871, foi fundada a primeira Rugby Union em Londres e da Inglaterra expandiu-se para o mundo.
O 1º Campeonato Mundial de Rugby disputou-se em 1987 e contou com a participação de 16 países, divididos em quatro grupos. Os países participantes foram: Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, França, Estados Unidos da América, Canadá, Japão, Itália, Ilhas Fidji, Tonga, Argentina e Zimbabué. A Nova Zelândia arrecadou o troféu depois de ter disputado a final com a França.

Sem comentários: