segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Beach Rugby

I Torneio de Beach Rugby Figueira da Foz

A.A. Tomar Vence Taça Universidade Independente, e obtêm 9º da Geral
Realizou-se no passado dia 23 de Agosto de 2008, o I Torneio de Beach rugby da Figueira da Foz e em que mais uma vez esteve presente a equipa da Associação Académica de Tomar. Durante o defeso já é a terceira participação da equipa da Associação Académica de Tomar em eventos destes, pois esta é uma vertente do rugby que se joga no verão e que em parte ajuda a que os jogadores não parem durante o verão. O torneio da Figueira da Foz, foi composto por 15 equipas masculinas e três femininas, e teve a particularidade de ser apadrinhado pelo jogador da Selecção Nacional, que esteve presente no ultimo Mundial em 2007, Rui Cordeiro, que foi o homem que marcou o ensaio de Portugal contra a Nova Zelândia. Entre os participantes estava, a Associação Académica de Coimbra, o Técnico, a Agrária de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra – IPC, Figueira da Foz, onde alinhou Rui Cordeiro, Portalegre, Rugby Clube da Lousã, Pombal, Moita do Ribatejo, Braga, Santarém, etc, o que por si só demonstra que o quadro competitivo estava elevado. A equipa de Tomar efectuou 5 jogos no decorrer do torneio tendo obtido 3 vitórias, Pombal A, Pombal B e Moita do Ribatejo e 2 derrotas, Técnico e Portalegre, sendo que a derrota com a equipa do Portalegre foi em parte por falta de concentração pois esta é uma equipa ao nível dos Tomarenses, o mesmo não se pode dizer em relação á equipa do Técnico que venceu por 3 – 1, sendo que a equipa da Associação Académica de Tomar, ainda esteve na frente do marcador tendo os homens do Técnico dado a volta ao resultado, tendo esta sido a equipa que foi á final do torneio, sendo derrotada pela Associação Académica de Coimbra. Em disputa estavam 3 Troféus, Taça Cidade da Figueira da Foz (do 1º ao 4ª lugar), que foi ganha Pela Associação Académica de Coimbra, Taça Freguesia de Buarcos (do 5º ao 8º Lugar), que foi ganha pelo Rugby Clube da Lousã e Taça Universidade Independente (do 9º ao 15º lugar), que foi ganha pela equipa Tomarense numa final muito disputada com a equipa do Rugby Clube da Moita que saiu derrotada por 4 – 1. Mais uma vez o resultado obtido foi bastante positivo sendo que na comitiva Tomarense foram jogadores ainda juniores e que se bateram de igual forma, com jogadores com mais experiência e traquejo.

4 comentários:

Cj Nr4 disse...

Christine says
That we did really well to pull ourselves back up after the first two lost games and she thinks that they were lost, just as Nuno said, through a lack of concentration - but perhaps that was caused in part by the long journey up, followed by hanging around waiting for the first game in the heat and holiday atmosphere, which dulled the drive and determination.

It was great to see that more family and girlfriends/friends are supporting the team at the game as well as at home. To hear your girlfriend (or even your mum?) shouting out encouragement in the midst of a tough game must give a boost to your determination. Their importance should recognised and if other team members could be encouraged to be part of the support team, even if they are not going to have the chance to play, it could only increase team cohesion and positive psychological energy...... Team players must also understand that they have a job to do off the pitch as well as on - in encouraging their colleagues with vocal congratulations for every good move and especially any tries. This would surely increase concentration and energy levels. Negative comments perhaps to be left until after the celebrations and in training sessions, but certainly no negative messages to be sent during the matches.

Well that's what I think anyway!!

Christine 1º supporter RUGBY TOMAR

Cj Nr4 disse...

Eu vou passar a traduzir
A Christine diz que nos desembaraçamos muito bem ao conseguir superar as 2 derrotas iniciais e pensa que fomos derrotados por (como o Nuno diz) falta de concentração. Esta falta de concentração foi provavelmente provocada pela longa viagem para ate á figueira e seguidamente aquela espera ao calor na praia num ambiente de ferias a espera do nosso primeiro jogo. E espera esta provavelmente amorteceu bastante o crer a garra e alguma determinação dos jogadores.

Foi bom ver mais família namoradas amigas a apoiar a equipa fora de casa da mesma maneira que apoia em casa. Ouvir a tua namorada ou ate a tua mãe a gritar palavras de encorajamento tem de influenciar a tua determinação no jogo dando um impulso positivo de determinação a meio de um jogo duro.
Daí a sua importancia deve ser reconhecida e se fosse possivel fazer com que os outros membros de equipa que estao no banco devem participar na equipa de apoio a gritar e a congratular os companheiros de equipa. dando uma coesao e uma energia pesicologica positiva...... Porque membros da equima tem um trabalho a fazer dentro e fora do campo ao encorajar uns aos outros congratulando cada bom movimento boa jogada boa corrida e especialmente os ensaios, isto certamente aumentaria a moral da equipa em geral ramificando em concentraçao e em vontade de continuar a debater o jogo.
Commentarios negativos secalhar só depois das celebrações e nos treinos, mas certamente nenhuma mensagem negativa durante os jogos.

bem é este o meu pensamento!

Christine 1º Apoiante do RUGBY TOMAR

Francisco Madureira disse...

Bem eu posso ser suspeito para falar, mas quero dizer que percebo muito bem a Cristine, e desde já lhe agradeço todo o apoio que nos dá para nós é importante porque temos que sentir "carinho" e nisso ela é Mestre já há muitos anos e como eu costumo dizer "desde o outro tempo", e passados cerca de 12 anos sem Rugby o apoio manteve-se desde o primeiro jogo, em nome de todos muito obrigado Cristine, para terminar quero dizer que por vezes tem que se "ralhar" mesmo no meio de um jogo senão os que estão a "dormir" não acordão e podem comprometer o resultado mas sempre num espírito de amizade e com o intuito de obter VITÓRIAS. Força TOMAR.

Tomix disse...

Obrigado Cristine por nos apoiar sempre e oferecer o sorriso que sempre a acompanha.
É com muito agrado que vejo o seu comentário no blog, pois é através dos comentários construtivos e de pessoas que sentem o rugby em Tomar que se consegue a melhoria. Todos nós, cada um à sua maneira, tentamos dar algo em prol deste grupo, uns mais outros menos, mas concordo consigo que a equipa melhora se todos apoiarem um pouco mais.
Obrigado

Nuno Tomix