quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

I Encontro de Rugby do CRIO/AAT






Decorreu no passado dia 14 de Janeiro, no Campo de jogos do Atlético Ouriense, o I Encontro de Rugby do CRIO/AAT integrado no calendário da Associação de Desporto Especial de Santarém, onde participaram cerca de 100 pessoas entre atletas e acompanhantes. Foi a primeira vez que tal modalidade foi apresentada a este tipo de população. Uma organização conjunta do Centro de Recuperação Infantil Ouriense e da equipa de Rugby da Associação Académica de Thomar, do Instituto Politécnico da mesma cidade. Participaram instituições de apoio à pessoa com deficiência do Distrito de Santarém (CRIF, CRIT, APPACDM DE SANTAREM, CRIAL, e CRIO), e do Distrito de Leiria (CERCICAPER e CERCIPOM), ainda com a Escola Profissional de Ourém que se associou ao evento. Esta actividade não teria sido possível sem a colaboração da Associação Académica de Thomar (AAT).
O dia começou cerca das 10h com a recepção aos participantes, logo de seguida os membros da AAT tomaram as rédeas da actividade explicando pequenas regras da modalidade e integrando os diversos utentes em actividades lúdicas de modo à mais fácil assimilação da mesma. Apesar das dificuldades normais neste tipo de população a entrega e alegria que colocaram em cada exercício suplantou o desconhecimento desta prática. Foi bonito ver os diversos participantes e os membros da AAT a interagir e colaborar entre eles, podemos dizer que foi uma experiência importante para estes utentes mas não menos importante para a AAT, também eles aprenderam muito sobre as dificuldades que por vezes a vida nos coloca e a necessidade de as suplantar.
Nos terminus da actividade descobrimos alguns talentos que se juntaram num pequeno jogo de exibição da AAT.
Este convívio teve o seu fim no refeitório da Escola Profissional de Ourém com um almoço convívio com o apoio dessa escola e da empresa de serviços hoteleiros Gertal. Nesta fase de agradecimentos aproveitamos para agradecer ao Atlético Ouriense e à Verourém pela cedência do estádio; à Câmara Municipal de Ourém e Bindopor pela oferta de lembranças para os participantes; neste capítulo também tivemos ofertas de duas empresas de Tomar: a Segorbe Ferreira e Mesquita e a Jorge & Silva Lda. Para terminar ao Intermarché de Ourém pela ofertas de lanches a todos os participantes.
Deixamos para o fim o especial agradecimento à Equipa de Rugby da AAT que, num dia de semana, vieram a Ourém proporcionar um dia diferente a todos quantos participaram, sem eles esta actividade não seria possível, esperemos que para o ano se repita com ainda mais afluência. A todos os que enumeramos, em nome do CRIO e seus utentes, o nosso muito obrigado e até à próxima.

Ricardo Lopes - O Técnico Superior de Educação
Especial e Reabilitação do CRIO

4 comentários:

Pimentas disse...

muitos parabens...
granda iniciativa...

Cj Nr4 disse...

Foi um prazer la estar e podem contar comigo sempre que poder participarei nestas actividades do clube .

Foi um dia muito especial que nos fez a todos pensar no que temos e no que podemos dar . acho importantíssimo a nossa participação em actividades com a população no só para nos divertirmos tanto nós como eles mas também para tornarmos o rugby mais conhecido e mais interessante e não a ideia geral do jogo em que andamos todos á "Fruta" e metemos a bola no chão para ganhar o jogo.

Muito obrigado a todos os organizadores pela oportunidade de participar nesta actividade

CJ

Franqueira disse...

Foi uma experiencia difrente na qual espero participar outra vez, quando dizemos que nao conseguimos alguma coisa basta pensar nestas pessoas , na forca que elas têm elas sim tem dificuldades e conseguem quase tudo !
Quando disser-mos que nao somos capazes lembrem-se destes miudos que em pouco mais de uma manha ja mostravam o que era a alegria de marcar um ensaio !

Unknown disse...

Obrigado a todos os que tornaram possivél esta iniciativa, que julgo enriqueceu a todos e valorizou o Rugby e até onde pode chegar.
Francisco Madureira